onde_esta_a_acao

6 Passos para engajar gato, galinha e porco na melhoria contínua

Uma das maiores queixas que escuto em processos de Melhoria Contínua, que em japonês se chama kaizen, se refere ao engajamento das pessoas. Sempre têm aqueles que se envolvem com o processo mas não colocam suas melhores energias para que as coisas aconteçam. Mas pior que isto é quando existem pessoas indiferentes à mudança, que estão… Continue lendo

liberação de verba para investimento

4 argumentos para liberar a verba sem calcular o ROI na compra de software

Você descobriu um software que faz tudo que lhe toma um tempo enorme. Ele gerencia planos de ações, não conformidades, indisponibilidades, acidentes/incidentes, e ainda lava, passa e busca as crianças na escola. Mas apesar do investimento não ser elevado você não conseguiu convencer a diretoria  a aprovar a compra. A razão foi a dificuldade de… Continue lendo

método vacilão de solucionar problemas

Do círculo vicioso dos problemas à espiral virtuosa das soluções em 8 passos

O círculo vicioso dos problemas O cliente reclamou da qualidade novamente, o relé desarmou mais uma vez, outro operador cortou o dedo e a pilha de produtos a serem retrabalhados aumentando ... o que fazer para sair desse círculo vicioso dos problemas? Shewhart nos deu um caminho já na década de 30 quando criou o… Continue lendo

plano de ação

Plano de ação 5W2H com priorização GUT

Você já deve ter saído da empresa com a sensação de que fez muita coisa naquele dia e mesmo assim continua com uma pilha de atividades a fazer. Ou que pediu para outros fazerem, mas parece que as coisas não andam. Saiba que muitos profissionais passam por isso diariamente. Entretanto, para isso um plano de… Continue lendo

15 perguntas para a investigação de desvios

A qualidade de uma investigação é tão boa quanto as suas evidências. Em uma investigação de falha, acidente, reclamação de cliente ou qualquer outro importante desvio no seu dia a dia, as informações coletadas devem ser precisas e completas para garantir que o resultado da análise seja correto. Tome alguns cuidados ao coletar evidências, seguindo… Continue lendo

Os 4 níveis dos benefícios da análise de problemas

Dentre os desafio das empresas brasileiras de todos os segmentos, destaca-se a melhoria da eficiência operacional. Algumas vezes as falhas se repetem em curto espaço de tempo em um mesmo equipamento. Inúmeras vezes é possível identificar os mesmos problemas em unidades fabris de segmentos completamente diferentes e regionalmente distantes. Para reduzir o impacto desses eventos… Continue lendo

A construção de organizações aprendizes

A construção de organizações aprendizes inicia "pelo trabalho" Temos que admitir que algumas vezes as coisas acontecem errado em nosso dia a dia e precisamos nos policiar para não sermos vítimas do ditado “errar é humano, insistir no erro é burrice”. Quebrar o ciclo do erro algumas vezes requer reflexão e geralmente algumas ações de… Continue lendo