15 perguntas para a investigação de desvios

A qualidade de uma investigação é tão boa quanto as suas evidências. Em uma investigação de falha, acidente, reclamação de cliente ou qualquer outro importante desvio no seu dia a dia, as informações coletadas devem ser precisas e completas para garantir que o resultado da análise seja correto. Tome alguns cuidados ao coletar evidências, seguindo… Continue lendo

Os 4 níveis dos benefícios da análise de problemas

Dentre os desafio das empresas brasileiras de todos os segmentos, destaca-se a melhoria da eficiência operacional. Algumas vezes as falhas se repetem em curto espaço de tempo em um mesmo equipamento. Inúmeras vezes é possível identificar os mesmos problemas em unidades fabris de segmentos completamente diferentes e regionalmente distantes. Para reduzir o impacto desses eventos… Continue lendo

A construção de organizações aprendizes

A construção de organizações aprendizes inicia "pelo trabalho" Temos que admitir que algumas vezes as coisas acontecem errado em nosso dia a dia e precisamos nos policiar para não sermos vítimas do ditado “errar é humano, insistir no erro é burrice”. Quebrar o ciclo do erro algumas vezes requer reflexão e geralmente algumas ações de… Continue lendo

Definition of Root Cause Analysis (RCA)

One of the lean manufacturing principles explained in this refreshing article. From the newsletter "Process Plant and Equipment UP-TIME" by www.feedforward.com.au – Leaders in Plant Maintenance Continuous Improvement What you will learn from this article. An explanation of root causes analysis (RCA). An overview of how it is applied at your work place. See the… Continue lendo