Indústria mais produtiva – Um caminho para aumentar a competitividade

Certamente você conhece grandes montadoras de veículos como a Ford, a Toyota e a Tesla. Olhando um pouco mais na história, percebemos que desde que iniciaram suas atividades, elas possuem um ponto em comum.  Que é tornar a sua indústria mais produtiva pela redução dos desperdícios. Visando, com isso, a diminuição dos custos para aumento da lucratividade. A… Continue lendo

7 Dicas de como resolver problemas nas Análises de Falhas seguindo a série ISO 55000 (Gestão de Ativos)

As ISO 55000, ISO 55001 e ISO 55002 referem-se a um sistema de gestão de ativos. Entretanto, sendo a sua empresa certificada ou não, certamente em algum momento as suas máquinas/equipamentos (ativos) falham ou falharão. Então, porquê, como e o que tratar em análise de falha, alinhada com as melhores práticas da gestão de ativos? PORQUE… Continue lendo

Como ser mais efetivo tratando as 8 grandes perdas (TE IMPEDE) nas Não Conformidades

Onde foram parar as 24 horas do nosso dia? Essa é uma pergunta que paira nas nossas cabeças pois fazemos e fazemos e no final do turno sempre parece que tem ainda muita coisa para ser feita. Acontece que nunca na história da humanidade produzimos tanto, e a tendência é continuarmos nesse ritmo. Então, temos… Continue lendo

7 Dicas para resolver problemas de Não Conformidades com a ISO 9001:2015

Muitas vezes pensamos que já temos desafios demasiados em nosso dia a dia. Especialmente preocupante é o risco de estarmos desalinhados com normas e certificações. Ainda mais com o prazo para migração para a versão ISO 9001:2015 acabando, que é em setembro/2018. Mas para mostrar que tudo está muito bem fundamentado nos desafios da sua… Continue lendo

Melhoria contínua facilitada com a efetividade

Eficaz, Eficiente e Efetivo na Melhoria Contínua

Se você já ficou na dúvida em relação aos termos 3E (Eficiente, Eficaz e Efetivo) na melhoria contínua, não se preocupe. Este artigo busca de forma associativa, deixá-los mais claros. Vamos lá! O PARADIGMA ENTRE AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE E DA EMPRESA O cliente quer ter suas expectativas atendidas, tanto em relação a bens quanto… Continue lendo

5 Porquês casado com o Ishikawa

Aposto que você já se sentiu emparedado com uma criança perguntando várias vezes “por quê?”. E lá pelo terceiro ou quarto porquê começa a ficar difícil encontrar uma saída sem mentir e ao mesmo tempo sem tirar a inocência da criança. Quem sabe, com esse embasamento, a Toyota tenha desenvolvido a técnica dos 5 Porquês.… Continue lendo

Como utilizar as técnicas de Brainstorming e Diagrama de Ishikawa integradas?

Ideias organizadas são um passo muito importante para quem está em busca de resolver problemas ou melhorar os produtos e processos. A utilização integrada da técnica de geração de ideias – brainstorming – com a técnica de categorizar as causas do efeito indesejado – diagrama de Ishikawa – vem ajudando as organizações no mundo todo.… Continue lendo

kaizen e a sopa de letrinhas da melhoria contínua

Kaizen – desmistificando o PDCA, 8D, A3, DMAIC – Seis Sigma, FTA, MASP e RCA

Você deseja melhorar continuamente, mas tem dúvida qual a metodologia utilizar? Este post busca simplificar a sopa de letrinhas dos mais utilizados métodos de melhoria contínua (kaizen) e resolução de problemas. Kaizen (Melhoria Contínua) Kaizen é a prática da melhoria contínua. Tomou corpo no Japão com o livro Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success… Continue lendo