7 Dicas de como resolver problemas nas Análises de Falhas seguindo a série ISO 55000 (Gestão de Ativos)

As ISO 55000, ISO 55001 e ISO 55002 referem-se a um sistema de gestão de ativos. Entretanto, sendo a sua empresa certificada ou não, certamente em algum momento as suas máquinas/equipamentos (ativos) falham ou falharão. Então, porquê, como e o que tratar em análise de falha, alinhada com as melhores práticas da gestão de ativos? PORQUE… Continue lendo

Como ser mais efetivo tratando as 8 grandes perdas (TE IMPEDE) nas Não Conformidades

Onde foram parar as 24 horas do nosso dia? Essa é uma pergunta que paira nas nossas cabeças pois fazemos e fazemos e no final do turno sempre parece que tem ainda muita coisa para ser feita. Acontece que nunca na história da humanidade produzimos tanto, e a tendência é continuarmos nesse ritmo. Então, temos… Continue lendo

7 Dicas para resolver problemas de Não Conformidades com a ISO 9001:2015

Muitas vezes pensamos que já temos desafios demasiados em nosso dia a dia. Especialmente preocupante é o risco de estarmos desalinhados com normas e certificações. Ainda mais com o prazo para migração para a versão ISO 9001:2015 acabando, que é em setembro/2018. Mas para mostrar que tudo está muito bem fundamentado nos desafios da sua… Continue lendo

Melhoria contínua facilitada com a efetividade

Eficaz, Eficiente e Efetivo na Melhoria Contínua

Se você já ficou na dúvida em relação aos termos 3E (Eficiente, Eficaz e Efetivo) na melhoria contínua, não se preocupe. Este artigo busca de forma associativa, deixá-los mais claros. Vamos lá! O PARADIGMA ENTRE AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE E DA EMPRESA O cliente quer ter suas expectativas atendidas, tanto em relação a bens quanto… Continue lendo

5 Porquês casado com o Ishikawa

Aposto que você já se sentiu emparedado com uma criança perguntando várias vezes “por quê?”. E lá pelo terceiro ou quarto porquê começa a ficar difícil encontrar uma saída sem mentir e ao mesmo tempo sem tirar a inocência da criança. Quem sabe, com esse embasamento, a Toyota tenha desenvolvido a técnica dos 5 Porquês.… Continue lendo

Como utilizar as técnicas de Brainstorming e Diagrama de Ishikawa integradas?

Ideias organizadas são um passo muito importante para quem está em busca de resolver problemas ou melhorar os produtos e processos. A utilização integrada da técnica de geração de ideias – brainstorming – com a técnica de categorizar as causas do efeito indesejado – diagrama de Ishikawa – vem ajudando as organizações no mundo todo.… Continue lendo

kaizen e a sopa de letrinhas da melhoria contínua

Kaizen – desmistificando o PDCA, 8D, A3, DMAIC – Seis Sigma, FTA, MASP e RCA

Você deseja melhorar continuamente, mas tem dúvida qual a metodologia utilizar? Este post busca simplificar a sopa de letrinhas dos mais utilizados métodos de melhoria contínua (kaizen) e resolução de problemas. Kaizen (Melhoria Contínua) Kaizen é a prática da melhoria contínua. Tomou corpo no Japão com o livro Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success… Continue lendo

gatilhos para análise de causa raiz

6 Dicas de quando apertar o gatilho para acertar a causa raiz do problema na mosca

O que te faria parar para pensar antes de agir? Ou o que você costuma pedir explicações? A resposta das perguntas pode dar dar uma boa ideia de um gatilho para uma Análise da Causa Raiz (ACR). Diariamente nos deparamos com funcionários assoberbados de tarefas. Eles dizem que não têm tempo para analisar uma situação… Continue lendo

O sucesso do processo de analise de falhas depende de acompanhamento adequado

A importância de acompanhar o processo de Análise de Falhas

Realizar análise de falhas e não acompanhar sistematicamente promove perda de tempo e muitas vezes o resultado não é o que se espera. Os times industriais sempre possuem suas listas dos equipamentos que mais falham, pelo menos mentalmente. Sempre há o equipamento que quando quebra, pensamos: de novo! Em algum momento, entre os frequentes eventos… Continue lendo