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6 Passos para engajar gato, galinha e porco na melhoria contínua

Uma das maiores queixas que escuto em processos de Melhoria Contínua, que em japonês se chama kaizen, se refere ao engajamento das pessoas. Sempre têm aqueles que se envolvem com o processo mas não colocam suas melhores energias para que as coisas aconteçam. Mas pior que isto é quando existem pessoas indiferentes à mudança, que estão acostumadas e não querem mudar.

Quem aqui nunca ouviu alguma das expressões “Isso sempre foi assim” ou “Para isso dar certo é necessário que as pessoas se envolvam” ou ainda “Se não tiver comprometimento não vai funcionar”? Adoraria colocar alguns nomes aqui… Mas vamos dizer que a primeira frase é do gato indiferente. A segunda frase vamos atribuir a galinha envolvida. Já terceira fala seria a do porco comprometido que sempre corta na sua carne para fazer acontecer.

Em melhoria contínua precisamos de mais porcos comprometidos e menos galinhas envolvidasNa fábula da Galinha e do Porco, o fazendeiro precisa dos dois para fazer o desjejum com ovos e bacon. Nessa analogia, a galinha é apenas envolvida porque contribui com os ovos e continua sua rotina, mas o porco está comprometido quando fornece o bacon. O que não quer dizer que devemos nos matar pelo trabalho para ser comprometido com a empresa, mas que apenas se envolver pontualmente não traz mais um diferencial competitivo.

Na melhoria contínua o gato so se interessa pela lasanha feita com ovos e baconO gato é aquele colega que não está nem aí, não se preocupa em fazer acontecer e só se interessa pela sua “lasanha” feita com os ovos e com o bacon dos nossos amigos.

O que podemos fazer para que o gato e a galinha ajudem o porco na execução da Melhoria Contínua?

Nesse momento você pode estar se perguntando como agir enquanto líder. Ou mesmo se ainda não for um líder formal. Ou pior, quando você vê que os líderes é que são os gatos! Calma, você não está sozinho no mundo e as dicas a seguir podem te ajudar.

Passo 1: Envolva os objetivos da Melhoria Contínua

Engaje o time demonstrando a importância do trabalho de cada um para atingir o propósito que a empresa busca. A experiência demonstra que a identificação com a organização pode ser mais importante que uma promoção. Quer uma dica de um expert, veja este vídeo do Simon Sinek sobre o Círculo de Ouro.

Passo 2: Melhore o clima organizacional

Pesquise o clima organizacional, identifique pontos que podem estar atrapalhando na relação com os colaboradores, e crie um plano de ação para tornar o ambiente mais agradável.

Passo 3: Mantenha a chama do Kaizen acessa

Não é aquela chama do casamento, mas como toda relação, manter uma proximidade é importante. Saber ouvir e dar feedback, por exemplo em reuniões no início dos trabalhos, é essencial para o engajamento. Faça também reuniões 1-a-1 e permita que as pessoas lhe confidenciem suas angústias individualmente.

Passo 4: Alavanque as pessoas

Pode ser por meio de treinamentos, reconhecimento público das melhores práticas e/ou recompensa pelas contribuições. Essas práticas são fundamentais para demonstrar como a equipe é importante.

Passo 5: Mostre a direção

Assim como um time de futebol precisa de um capitão, o time da empresa precisa de um líder. Mesmo que não tenhas o cargo de liderança, exerça o poder de engajar as pessoas. Mostre o caminho para sair dos problemas e encontrar as soluções. Falamos sobre isso em nosso blog no post Do círculo vicioso dos problemas à espiral virtuosa das soluções em 8 passos.

Passo 6: Deixe os processos claros

Tenha um método bem definido, com procedimentos documentados, que deixem a comunicação ágil e fluida entre todos os níveis hierárquicos. Pode ser tudo de forma manual, mas se estiver lhe tomando tempo utilize soluções informatizadas. Veja como a Télios pode lhe poupar muito tempo para gerenciar processos de análise de problemas, planos de ações e gestão do conhecimento nesta demonstração express.

Comments / 7
    • (Edit) Responder

    Encontrei grau de aceitação bem definidos dependendo do tamanho da empresa ou mesmo setor cuja melhoria seria implementada. Tenho aprendido que o ouvido das pessoas esta nas costas. Sem uma aproximação que as façam identificar oportunidades de melhoria, bem como que se apropriem da ideia, não se engajarão por inteiro. Perceber-se como maior beneficiário da participação com frutos do desenvolvimento do “homem de mercado” (ou mulher ) que somos, torna a busca pelo sucesso uma causa pessoal com benefícios para toda a equipe.
    Conhecer a equipe e suas necessidades pessoais ajuda a saber como motivar.
    Melhorarmos e ajudarmos os nossos colaboradores a continuamente melhorarem é o maior objetivo da melhoria que deveria ser uma busca continua…
    Abraço,

    • Caro Tadeu, estou muito alinhado com o seu pensamento e grato por ter feito ele aqui em nosso blog! Toda a organização deve promover o engajamento das pessoas e toda pessoa deve buscar se engajar. Como tu bem colocaste, o desenvolvimento do “homem (ou mulher) de mercado” trás benefícios à todos.

    • (Edit) Responder

    Tenho notado em algumas integrações que o tácito é um mundinho de quem está em uma zona de conforto.
    Quem o torna explícito tem condições de encontrar novos desafios e conhecimento permitindo que os que estão chegando tenham o reconhecimento de ter aprendido algo de um profissional que gosta de trocar conhecimento para crescimento mútuo.
    Télios é explícito….

    • Sérgio, muito grato pelo seu comentário! Um livro que li falava no “desafio da palavra escrita”… explicitar o conhecimento é colocar à prova aquilo que sabemos e permitir que os outros complementem sobre ele. Você tem toda a razão!

    • (Edit) Responder

    Muito interessante, realmente para tudo isso funcionar tem que existir o *cão de guarda* para cuidar da galinha, do porco e correr atrás do gato.

    • Valter, obrigado pelo seu comentário! Realmente, você trouxe um ponto muito relevante. A dificuldade de acompanhamento dos processos muitas vezes faz com que as pessoas desistam deles (mesmo que tragam resultados!). O último passo do post se refere exatamente a isso, implantar processos automáticos que facilitem a vida dos gestores e não por acaso, este é o que chamamos de benefício de curto prazo da Télios.

    • Valter, muito obrigado pela contribuição, vou pegar a tua ideia e sugerir para equipe chamar a funcionalidade de controle automático das ações da Télios de cão de guarda.
      Grande abraço

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