4 argumentos para liberar a verba sem calcular o ROI na compra de software
Você descobriu um software que faz tudo que lhe toma um tempo enorme. Ele gerencia planos de ações, não conformidades, indisponibilidades, acidentes/incidentes, e ainda lava, passa e busca as crianças na escola. Mas apesar do investimento não ser elevado você não conseguiu convencer a diretoria a aprovar a compra. A razão foi a dificuldade de calcular o retorno sobre o investimento ou ROI (do inglês Return Over Investiment).
Já participamos de “algumas” cotações onde nosso contato no cliente reclamava da dificuldade de aprovar investimentos porque a linguagem entre a área dele (tipicamente produção, qualidade, manutenção ou segurança do trabalho) e o financeiro não era a mesma. É difícil garantir um ROI atrativo quando estamos supondo sobre o futuro (por exemplo, que com o software de gestão de problemas não teremos mais reincidência de eventos indesejados). Temos casos de redução de até 50% das RNCs que nossos clientes recebiam em um prazo de 6 meses. Mas cada caso é um caso e sempre surgem estas questões.
Em nossa caminhada para trazer eficiência aos processos empresariais através de software em nuvem, chegamos nos seguintes pontos que não precisam de cálculo de ROI e é difícil alguém argumentar contra. Vejamos:
A conta de padeiro empreendedor (além do ROI da sua hora)
Por experiência própria, eu usava 40% do meu tempo no trabalho para gerenciar análises de problemas, planos de ações e indicadores em uma empresa que trabalhei. Por correlação, se o software me poupasse 40% do tempo, o ROI seria positivo se ele custasse menos que isso. Mas o que importa é o que eu poderia fazer com os 40% de tempo disponíveis após implantação do sistema. Tipicamente, as tarefas operacionais de gestão destes dados e informações (atualizar a planilha, mandar e-mail de cobrança, montar o gráfico, etc), agregam pouco valor para quem tem que executá-las. Automatizar processos permite que a empresa alavanque atividades mais importantes para concretizar suas estratégias e garantir retornos muito mais significativos.
Diferenciação comercial
Imagine o seu comercial chegando para uma negociação com um cliente que recentemente teve problemas com o seu produto. Ele não teve tempo para entender como o pessoal da fábrica tratou a reclamação para eliminar o problema. Agora imagine o seu concorrente com a mesma situação. Porém ele mostra ao cliente, com poucos cliques e em tempo real, que está tudo gerenciado. Seu concorrente não perdeu tempo nenhum para coletar as informações, se atualizar e impressionar o cliente. Qual dos dois casos trará mais sucesso nas negociações?
Foco no cliente
Inovar para atendimento ao cliente gera percepção de valor. Isto move a discussão comercial de preço e prazo para a segurança de um bom atendimento. Isso não tem preço! Por mais que o comprador discuta preço e prazo, a operação do cliente valoriza o fornecedor pelo serviço agregado e redução de dores de cabeça. O foco no atendimento dos problemas constrói pontes duradouras com a estrutura do cliente e avança sobre os seus concorrentes.
Três horizontes
Leve sempre em consideração não apenas os benefícios de curto prazo (ganhos operacionais que entregam redução de custo e tempo). No médio prazo é que ocorre a redução de recorrências de problemas e os ganhos de eficiência. O longo prazo traz benefícios estratégicos de uma nova visão e cultura do time. A consolidação de uma organização que aprende com seus erros – falamos nisto no post Organizações aprendizes; e um processo de formação de pessoas baseado na escola que é a sua empresa).
Se ainda assim você não conseguiu convencer a sua diretoria, vamos bater um papo! A ideia é criar uma estratégia em conjunto com a Télios para aliviar a sua carga de trabalho e garantir que você e sua empresa estejam muito seguros dos benefícios. Clique aqui e marque uma consultoria gratuita com um especialista.
ps.: você tem mais alguma tática? Compartilha nos comentários e nos auxilia a reduzir o stress do dia a dia das empresas.
Bom dia!
Realmente são bons argumentos porém as empresas pautam suas decisões em números, se conseguissem gerar algum case representando os argumentos em números (fatos e dados) seria uma ótima estratégia para ser mais convincente.
Abraço
Renato Azambuja
Olá Renato, muito obrigado pelo seu comentário! Realmente os números têm um peso significativo. Temos alguns cases interessantes, por exemplo o número de RNCs que caiu 50% em 6 meses de uso da Télios. Outro relacionado ao tempo utilizado para gerenciar Não Conformidades através de planilhas, que diminuiu 90% com o uso da plataforma. Faça um paralelo com a sua operação e imagine seu dia a dia com resultados ainda melhores… motivador? se pudermos ajudar de alguma forma, conte conosco!